Organização das Nações Unidas (ONU) informou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abriu uma “investigação exaustiva” sobre o que ele chamou de “triplo ataque” durante sua visita à sede da organização.
Na quarta-feira, Washington enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, cobrando explicações sobre a falha de uma escada rolante que deixou Trump e a primeira-dama, Melania Trump, presos. A carta também pedia esclarecimentos sobre o mau funcionamento do teleprompter e do sistema de som.
“O secretário-geral informou à Missão Permanente dos Estados Unidos que já havia ordenado uma investigação completa e que a ONU está disposta a cooperar com total transparência com as autoridades americanas para determinar as causas dos incidentes”, disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, na noite de quarta-feira.
Em uma mensagem longa e furiosa nas redes sociais, Trump descreveu a série de contratempos como “muito sinistra”, exigiu a prisão dos responsáveis e afirmou que o Serviço Secreto dos Estados Unidos também estava investigando.
“Não foi coincidência, foi um triplo ataque na ONU. Eles deveriam ter vergonha”, escreveu ele em sua plataforma, Truth Social. “Exijo uma investigação imediata”, acrescentou.
Os problemas técnicos assombraram Trump antes e durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Imagens mostram o presidente, de 79 anos, e Melania Trump subindo a escada rolante na terça-feira, quando ela parou abruptamente. Mais tarde, no início de seu discurso, ele reclamou que o teleprompter não estava funcionando.
Grande parte de sua fala foi dedicada a criticar a ONU, acusando-a de financiar a migração ilegal, que estaria transformando os EUA e os países europeus em um “inferno”, e de não apoiar seus esforços de paz em Gaza e na Ucrânia.
Enquanto Trump inicialmente brincou sobre o incidente com a escada rolante, sua atitude se tornou mais dura no dia seguinte. A ONU, por sua vez, insiste que o teleprompter foi operado pela Casa Branca.
Sobre a escada rolante, Dujarric informou aos jornalistas na quarta-feira que um cinegrafista da delegação americana, que estava filmando, acionou acidentalmente um botão que a parou.
Trump também reclamou que o sistema de som havia sido “mexido” para que seu discurso de uma hora não fosse ouvido. “O sistema de som foi projetado para que os participantes pudessem ouvir os discursos traduzidos em seis idiomas por meio de fones de ouvido”, explicou um funcionário da ONU que falou sob condição de anonimato.
ONU abre investigação sobre denúncias de sabotagem feitas por Trump
