Barroso responde se vai antecipar aposentadoria e deixar o STF

O ministro Luís Roberto Barroso, 67 anos, anunciou que está considerando a possibilidade de antecipar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), embora ainda não tenha tomado uma decisão definitiva.

“Vou fazer uma reflexão muito profunda do que eu quero fazer. Eu não desconsidero a possibilidade de sair, mas ainda não bati o martelo”, declarou Barroso em entrevista à CNN Brasil. Caso decida permanecer no STF até a idade-limite de 75 anos, ele deixaria a Corte apenas em 2033.

Barroso revelou que pretende fazer um retiro espiritual entre meados e o final de outubro, período em que irá refletir sobre seus próximos passos. “Gosto da minha vida no Supremo, mas gosto da vida fora também”, disse o ministro, ressaltando que possui compromissos de votação e acadêmicos.

Apesar de considerar a aposentadoria antecipada, ele reafirmou seu compromisso com a Corte e com o Brasil, negando planos de deixar o país. “Não penso em deixar o Supremo de imediato, e muito menos em sair do Brasil. Vivo aqui, meu pai viveu aqui. Mas recebi, de fato, o convite de mais uma universidade nos Estados Unidos para uma temporada acadêmica”, explicou. Entre as instituições que o convidaram estão Princeton e Johns Hopkins, mas ele teve o visto americano revogado, alegando que o governo dos EUA foi convencido por uma “narrativa que não é verdadeira”.

Após encerrar a presidência, Barroso retornará ao STF como integrante da 2ª Turma, composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça. Ele comentou que alguns colegas do colegiado não têm intimidade ou afinidade com ele.

“Estou refletindo sobre meu futuro, mas sigo comprometido com a função que exerço e com o país”, concluiu o ministro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *