A atriz Berta Loran morreu na noite deste domingo (28) em um hospital particular em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta chegou ao Brasil aos 9 anos e atuou por mais de 70 anos na televisão, cinema e teatro.
Berta iniciou sua carreira na TV Globo em 1966, participando de programas de humor como Riso Sinal Aberto, Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total e A Grande Família. Também atuou em novelas como Amor com Amor se Paga, Cambalacho, Cama de Gato, Ti-Ti-Ti, Cordel Encantado e A Dona do Pedaço.
A atriz evitava contato com a imprensa nos últimos anos. O produtor cultural João Luiz Azevedo, responsável pelo livro-homenagem Berta Loran: 90 anos de humor, afirmou que a reclusão era uma característica de sua personalidade.
Berta Loran deixa um legado de participação em produções televisivas, teatrais e cinematográficas, com destaque na área de humor e entretenimento no Brasil.
Morre a atriz Berta Loran, aos 99 anos
