Brasil elogia plano de Trump para levar paz a Gaza

Nesta quarta-feira (1º), o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o Brasil apoia o plano elaborado pelo governo do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, para promover a paz na Faixa de Gaza. De acordo com o chanceler, a iniciativa vai ao encontro da posição brasileira.

O documento inclui 22 pontos, que preveem a reconstrução do local, o fim imediato da guerra, a libertação de reféns e prisioneiros e a criação de um governo transitório temporário feito por um comitê palestino “tecnocrata e apolítico”, além da transformação de Gaza em uma zona livre de terrorismo.


Mauro Vieira comentou o plano durante audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

– O Brasil está acompanhando e ontem tomamos conhecimento do plano que foi lançado. Vamos aplaudi-lo publicamente porque o objetivo do plano (…), com libertação dos reféns, cessar-fogo e reconstrução de Gaza, está na linha dos nossos objetivos – apontou.

Sobre o possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, o chanceler disse que é preciso encontrar um momento apropriado para ambos.

– Eu conversei com altos assessores do presidente Trump e ficamos de encontrar, de examinar um momento, que tanto pode ser por um telefonema, videoconferência, como um encontro em um momento específico em que ambos estejam presentes no mesmo evento internacional – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *