O ex-ministro José Dirceu afirmou, em entrevista à BBC News Brasil, que Jair Bolsonaro (PL), condenado por golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atualmente em prisão domiciliar, não tem condições de ir para uma prisão comum. Segundo Dirceu, o ex-presidente é “muito instável” e não possui “autocontrole” para permanecer encarcerado.
Confira alguns trechos:
Falando em prisão, existe a possibilidade de que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra sua pena toda em casa, não vá para a prisão. O senhor acha isso injusto?
Não. Acho que, dado o estado de saúde dele, e já que o Fernando Collor está cumprindo prisão em casa… [Embora] Não foi assim com o presidente Lula, né? Ele foi preso. É verdade que era uma prisão da Polícia Federal. (…)
E como o estado de saúde dele [Bolsonaro] está se agravando, porque parece que isso é real, eu não vejo como é que ele pode entrar no sistema penitenciário.
Seria, de qualquer maneira, uma prisão especial. (…)
A direita brasileira sempre aplaudiu isso, mas agora ela quer diminuir para aqueles que destruíram o Parlamento brasileiro, a sede do Poder Judiciário e o Palácio do Planalto. Como se isso fosse pouco. (…)
O senhor acha que Bolsonaro sobreviveria na prisão?
Eu não desejo mal a ninguém, nem a ele. Nessas condições, ele sobrevive porque vai ficar em regime domiciliar, com família, com tratamento médico. A família é muito importante.
Mas e se ele for para a prisão, como o senhor foi?
Mas ele não tem condições de ir para a prisão. Isso não aconteceria nunca, você não pode colocar um ex-presidente da República no sistema penitenciário.
Mas como Lula foi, em um lugar especial?
Eu nunca tive relação com Bolsonaro, mas me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole.
Todo mundo sofre na prisão, todo mundo tem depressão, chora, chama a mamãe, reza. (…)