O senador Flávio Bolsonaro (PL) se pronunciou sobre a conversa que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump tiveram por telefone nesta segunda-feira (6). Para o parlamentar, o único resultado que se pode aferir da diálogo é o de que chefe do Executivo brasileiro não poderá mais se valer do argumento de que não há diálogo por parte dos Estados Unidos.
O congressista também ressaltou a importância que o secretário de Estado, Marco Rubio, terá em conduzir as negociações com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB-SP). Rubio é alinhado à pauta do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA articulando sanções contra aqueles que considera estar perseguindo a direita brasileira.
– O saldo da ligação entre Trump e Lula é que acabou a desculpa de que não há diálogo com o governo americano. Agora, a conversa está aberta com Marco Rubio, alguém que conhece os males que o socialismo causa numa nação. No mais, Lula continua sendo quem mais taxa o povo brasileiro! Infelizmente, nada mudou! – frisou, em mensagem enviada ao colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.
Como mostrou o Pleno.News, o líder estadunidense ligou para o brasileiro nesta manhã para discutir a questão do tarifaço. Na ocasião, o petista pediu que o republicano retire a sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras.
Após o telefonema, o presidente dos EUA descreveu a conversa como “ótima” e prometeu um encontro presencial em breve.
– Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa, nossos países se darão muito bem juntos! – escreveu.