Os Apoiadores e políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram, nesta terça-feira (7), de uma caminhada em Brasília para pedir anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O ato, convocado pelo pastor Silas Malafaia e pelos filhos do ex-chefe do Executivo, reuniu manifestantes e familiares de condenados na Praça dos Três Poderes.
A concentração teve início por volta das 15h, no Complexo Cultural da República, em frente à Catedral Metropolitana. A caminhada começou a se dirigir à Praça dos Três Poderes e à alameda José Sarney, próximo ao Congresso Nacional, por volta das 17h. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSPDF) ainda não divulgou a estimativa de público.
O movimento contou com a participação de figuras-chave da política bolsonarista em um trio elétrico, além de familiares dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve presente e foi vista chorando durante a manifestação.
Entre os políticos presentes estavam:
- Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.
- Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES) e Rogério Marinho (PL-RN).
- Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Hélio Lopes (PL-RJ), Julia Zanatta (PL-SC), Zé Trovão (PL-SC) e Bia Kicis (PL-DF).
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) expressou confiança de que o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos será aprovado no Congresso Nacional.
“A gente tá a um passo de conseguir aprovar essa anistia”, afirmou. O senador também mencionou as visitas que faz ao pai, que está em prisão domiciliar, dizendo que sai de lá “convicto para continuar lutando” pela aprovação da medida.