Uma pesquisa Genial/Quaest de Avaliação de Governo aponta um cenário de equilíbrio na percepção dos brasileiros sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento, 48% aprovam a gestão e 49% desaprovam, configurando um empate técnico dentro da margem de erro.
O estudo indica estabilidade na popularidade presidencial, com melhora relativa entre mulheres, eleitores de centro e pessoas entre 35 e 59 anos.
Temas econômicos e legais
Entre os temas testados, 41% dos entrevistados acreditam que a reforma do Imposto de Renda terá impacto positivo nas finanças pessoais. Já 52% se mostram contrários ao projeto de lei da dosimetria, considerando justas as punições aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Quanto à economia, 43% esperam melhora nos próximos 12 meses. Além disso, 49% afirmam que Lula saiu fortalecido após o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia-Geral da ONU.
Encontro com Donald Trump
Durante o evento em Nova York, Trump declarou que teve uma “química excelente” ao cumprimentar Lula antes do início da Assembleia-Geral. O ex-presidente norte-americano confirmou ainda um encontro com o líder brasileiro na semana seguinte e, em seguida, realizou um telefonema onde disse considerar Lula um “bom homem”.
Com base nesse cenário, 65% dos entrevistados acreditam que Lula deve manter uma postura amigável diante das ações de Trump, enquanto 51% avaliam que os líderes podem se “dar bem” após os encontros.