TSE não é contra homenagem a Lula em ano eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não se manifestou contra a homenagem ao presidente Lula (PT) que será feita pela escola Acadêmicos de Niterói no carnaval de 2026, ano de eleição presidencial. Até agora, nenhum partido questionou o tribunal sobre a legalidade de um enredo exaltando um político que poderá disputar a reeleição.

A escola apresentará o samba-enredo Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil que narra a trajetória do petista desde o sertão de Pernambuco até a Presidência da República. O desfile da Acadêmicos de Niterói abrirá o Grupo Especial, no domingo de carnaval, no Rio de Janeiro, em 15 de fevereiro de 2026.


O samba exalta a história do petista, destacando o menino pobre do sertão que se tornou líder sindical e chegou ao poder. Em um dos versos, a letra diz: “Brilhou um sol da pátria incessante / Pro destino retirante te levei Luiz Inácio”.

Outro trecho menciona o impacto social dos governos de Lula: “Tem filho de pobre virando doutor / Comida na mesa do trabalhador”.

A canção também cita figuras históricas como Zuzu Angel, Henfil e Rubens Paiva, e faz referência à fome e à luta pela soberania nacional: “Quanto custa a fome? Quanto vale a vida? Nosso sobrenome é Brasil da Silva”.


A composição é assinada por Teresa Cristina, André Diniz, Paulo Cesar Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-tem Jr.

O samba foi apresentado em 22 de setembro, durante evento na quadra da escola, em Niterói (RJ). O encontro reuniu componentes da velha guarda, baianas e passistas para celebrar o enredo que promete levar a história de Lula à Marquês de Sapucaí.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *