Confra a pesquisa Genial/Quaest sobre os cenários da eleição presidencial 2026

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários testados para as próximas eleições presidenciais. O levantamento também indica um aumento da vantagem do petista sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual disputa de segundo turno.


De acordo com os dados, Lula aparece com índices que variam entre 35% e 43% das intenções de voto no primeiro turno, dependendo do adversário. Os números representam uma estabilidade ou leve crescimento em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro, quando o presidente registrava entre 32% e 43%.

Cenários de segundo turno

Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, o presidente ampliou sua vantagem: 45% a 33%, uma diferença de 12 pontos percentuais — quatro a mais do que na pesquisa anterior, quando o placar era de 43% a 35%.

O cenário mais equilibrado ocorre em uma disputa entre Lula e Ciro Gomes (PDT). O pedetista teria 32% das intenções de voto, contra 41% do atual presidente, uma diferença de 9 pontos percentuais.

Entre os nomes do Partido Liberal (PL), Lula mantém a liderança em todos os casos. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, o petista aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscila entre 34% e 36%. Em disputas com Michelle Bolsonaro (46% a 34%) e Eduardo Bolsonaro (46% a 31%), Lula também venceria com margens semelhantes.


Outros cenários testados indicam vitória do presidente contra Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB), com percentuais que variam entre 44% e 47%.

Metodologia

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *