A jornalista Theresa Walcacer, referência histórica nos principais telejornais e programas jornalísticos da TV Globo, morreu na madrugada desta quinta-feira (9), em sua casa no Rio de Janeiro, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos crônicos.
Mineira de Manhumirim, Theresa iniciou seus estudos em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e depois se transferiu para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sua carreira no jornalismo começou em 1967, como freelancer para as revistas Pais & Filhos e Geográfica Universal. Em 1970, ingressou no Departamento de Pesquisa do Jornal do Brasil, atuando nas editorias de Internacional e Cultura e colaborando com o Caderno B.
Na TV Globo, Theresa trabalhou em importantes programas, incluindo Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Globo Repórter e GloboNews, tornando-se uma das pioneiras do jornalismo televisivo no país.
Em depoimento ao Memória Globo, a jornalista destacou sua dedicação à profissão: “O papel do jornalismo é esclarecer e traduzir os fatos com as ferramentas que a gente tem de texto e imagem. É apurar e dar a informação com a maior clareza possível.”
Morre Theresa Walcacer, jornalista pioneira dos telejornais da Globo, aos 81 anos
