O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, combinaram uma reunião em Washington. A data ainda será definida.
A informação do telefonema, revelada primeiramente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista a uma rádio, é um passo direto após o acerto de Lula com o presidente americano, Donald Trump, para um futuro encontro presidencial.
De acordo com uma nota divulgada pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), o objetivo da reunião é “dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.
Rubio, que foi designado como o interlocutor da Casa Branca nas negociações com o Brasil, convidou Vieira para participar da delegação brasileira, permitindo uma reunião presencial entre os dois. O foco principal é discutir os temas prioritários da relação bilateral.
Marco Rubio é conhecido por ser um dos auxiliares de Trump mais críticos ao governo Lula e ao Judiciário brasileiro.
No entanto, a expectativa de membros do Itamaraty e do Palácio do Planalto é que os EUA concentrem os esforços em um acordo comercial que possa encerrar a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta desde agosto deste ano.
Eis a nota do Ministério das Relações Exteriores:
O Ministro Mauro Vieira manteve hoje contato telefônico com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em seguimento ao telefonema entre os Presidentes Lula e Trump, na 2a-feira, 6/10.
Na ocasião, após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.
O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.