O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, parabenizou o secretário de Estado estadunidense, Marco Rubio, pelo acordo que viabilizou a primeira fase do plano de paz na Faixa de Gaza. A congratulação foi transmitida por telefone na manhã desta quinta-feira (9), durante uma conversa em que os dois também trataram das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, fontes do Itamaraty afirmaram que o diálogo durou cerca de 15 minutos e o tema do conflito no Oriente Médio foi o único assunto de política internacional mencionado.
Durante o telefonema, Rubio convidou o chanceler brasileiro para uma reunião presencial, em linha com o que foi acertado na conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, na segunda-feira (6).
O encontro, segundo diplomatas, deve servir para destravar o impasse comercial sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. No entanto, o principal destaque foi o anúncio, feito horas depois, do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado por Washington.
“Ontem à noite, alcançamos um avanço significativo no Oriente Médio — algo que as pessoas diziam que nunca aconteceria. Acabamos com a guerra em Gaza… Garantimos a libertação de todos os reféns restantes”, declarou Trump em entrevista à imprensa