Trump recebe Milei para discutir ajuda financeira à Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Argentina, Javier Milei, se reúnem nesta terça-feira (14/10), em Washington, para discutir um pacote de apoio financeiro de US$ 20 bilhões. O encontro ocorre na mesma semana em que Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) realizam reuniões na capital norte-americana.


Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, o principal ponto da agenda deve ser a criação de uma “linha de swap”, mecanismo que permite a troca temporária de moedas entre bancos centrais para fornecer liquidez em dólares e estabilizar o câmbio.


O modelo foi anunciado recentemente pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, como parte do plano de Washington para apoiar economias aliadas da América Latina.

Em coletiva ao lado de Milei, Trump o caracterizou como um “grande economista”, enquanto o argentino agradecia o líder norte-americano e Bessent pelo apoio à Argentina

“Quero agradecer ao Bessent (Scott) por ajudar a enfrentar esse problema de liquidez, que é consequência dos ataques políticos que temos sofrido de nossos opositores — aqueles que não querem que a Argentina volte a abraçar as ideias de liberdade e preferem insistir em ideias fracassadas, que, no fundo, só levam ao socialismo. Muito obrigado por nos receberem e pelo que estão fazendo pelo mundo livre.”

A medida busca reforçar as reservas internacionais argentinas e aliviar a crise cambial sem recorrer a empréstimos tradicionais. No entanto, o projeto tem enfrentado resistência de republicanos nos Estados Unidos, que criticam a aproximação com a Argentina em meio ao aumento das exportações de soja para a China, principal rival comercial de Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *