Irmão de Lula critica CPMI do INSS

O irmão do presidente Lula (PT), José Ferreira da Silva, o Frei Chico, criticou a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS por meio de uma nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira (17). Para ele, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos (Sindnapi), o trabalho parlamentar que investiga as fraudes no INSS é “palco político”.

– Não temo investigação, mas o que ocorre hoje é um julgamento antecipado, antes mesmo de os fatos serem apurados. É lamentável que parte da CPMI do INSS use esse processo como palco político, em vez de buscar a verdade – diz o texto.


E continua:

– Aos 83 anos, já enfrentei perseguições, prisão e tortura, mas sigo com respeito, serenidade e fé na justiça.O Brasil vive um Estado de Direito, onde a Presidência da República não interfere – e não deve interferir – nas investigações, e os órgãos de controle devem atuar com independência e isenção. Julgar sem provas é negar a democracia.

O irmão do presidente ainda abriu uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o que ele chama de “acusações falsas e ofensivas” que ele tem recebido nas redes sociais.


O Sindnapi é uma das entidades que lucraram com descontos irregulares de aposentados e pensionistas. Para se ter uma ideia, entre 2020 e 2024, o crescimento do sindicato foi de 500%, mesmo período que aumentaram os descontos associativos não autorizados.

Apesar de ser vice-presidente do sindicato, parlamentares de esquerda blindaram o convite para que o sindicalista fosse depor na CPMI do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *