O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes elogiou, nesta quinta-feira, 23, os ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte). Ele parabenizou a criação da Rota Turística de Futebol do Mercosul, lançada nesta quarta-feira, 22.
“Unir turismo e esporte em torno do futebol é um verdadeiro golaço para o Brasil e para a integração sul-americana”, afirmou o decano da Corte em publicação no X.
A iniciativa, liderada pelo Brasil, marca o início de uma nova rota de turismo esportivo na América do Sul. Na primeira fase, participarão estádios e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.
Segundo o Ministério do Turismo, a proposta é transformar a paixão pelo futebol em um produto turístico integrado, capaz de impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a marca Visit South America.
A publicação de Mendes ocorre em meio à tensão política entre os ministros e seus respectivos partidos. Celso Sabino e André Fufuca decidiram permanecer no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo depois do União Brasil e do Progressistas (PP) anunciarem o desembarque da base aliada em setembro.
O União Brasil abriu um processo interno contra Sabino e pode expulsá-lo do partido. Já o PP anunciou o afastamento de Fufuca de todas as decisões partidárias e da vice-presidência nacional da legenda.