A equipe de comunicação do governo Lula (PT) tem contratado influenciadores digitais para divulgarem ações e programas sociais como Luz para Todos e o Projeto de Lei 1.087/2025, que trata da isenção do Imposto de Renda. A iniciativa busca ampliar o alcance das políticas federais nas redes e aproximar o governo de públicos diversos.
Entre os influenciadores contratados estão a advogada Lauany Schultz, conhecida por abordar feminismo e comportamento; a publicitária Carolline Sardá, que fala sobre direitos das mulheres; a criadora Laura Sabino, ligada a movimentos de esquerda; o produtor de conteúdo Thiago Foltran, que defende políticas públicas progressistas; a atriz e humorista Beatris Brantes, participante de campanhas do STF e do governo federal; e Martina Giovanetti, estudante da Unifesp que comenta geopolítica e economia internacional.
A estratégia digital do governo também envolve o patrocínio de publicações em redes sociais. Em setembro, os gastos com anúncios atingiram R$ 8,4 milhões, um aumento de 360% em relação aos dois meses anteriores.
Além disso, o governo federal desembolsou entre R$ 457 mil e R$ 545 mil em anúncios pagos sobre segurança pública desde terça-feira (28), data da operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que terminou com 121 mortos.
A ampliação da presença digital reflete a aposta do Planalto em influenciadores e campanhas impulsionadas para fortalecer a comunicação direta com a população.