A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os cafés da marca Vibe Coffee, produzidos no Espírito Santo. A decisão foi publicada na segunda-feira (3), após uma inspeção identificar diversas irregularidades nas instalações da empresa.
De acordo com a Anvisa, a Vibe Coffee não possui licença sanitária nem regularização de seus produtos. A agência também apontou falhas graves nas boas práticas de fabricação, como ausência de rastreabilidade, inexistência de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização.
Em nota, a Vibe Coffee contestou a decisão e afirmou que não foi autuada ou notificada oficialmente pela Anvisa. Segundo a empresa, foi ela própria quem solicitou a inspeção da Vigilância Sanitária do Espírito Santo, com o objetivo de obter orientações técnicas para a emissão do alvará sanitário.
“Não se tratou de denúncia, mas de uma iniciativa voluntária da própria Vibe Coffee. Durante a inspeção, foram identificadas algumas irregularidades estruturais e ausência de determinados Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). De imediato, a empresa suspendeu suas atividades para realizar as obras e adequações necessárias”, informou a empresa.
A Vibe Coffee destacou ainda que é uma empresa familiar de pequeno porte, com produção inferior a 200 kg de café por mês, e que atua de forma artesanal. A expectativa é que as adequações estruturais sejam concluídas até sexta-feira (7). Após o término das obras, a empresa pretende encaminhar as comprovações das melhorias à Vigilância Sanitária Estadual, para reavaliação e possível liberação do retorno das operações.