Um avião de carga caiu e explodiu minutos depois de decolar em Louisville, no Estado de Kentucky, nesta terça-feira, 4. Segundo informações preliminares, o acidente provocou a morte de pelo menos sete pessoas e deixou outras 11 feridas.
A aeronave havia saído do Aeroporto Internacional de Louisville com destino a Honolulu, no Havaí, por volta das 17h15, no horário local (19h15, em Brasília). Pouco depois, moradores relataram uma forte explosão seguida de incêndio próximo à região aeroportuária.
A Administração Federal de Aviação confirmou que o avião transportava três tripulantes. Depois da queda, as equipes de emergência foram até o local para conter o fogo, que atingiu áreas próximas ao terminal.
“A situação ainda é muito perigosa, com diversos materiais inflamáveis ou potencialmente explosivos”, afirmou Andy Beshear, governador de Kentucky, à Associated Press.
O prefeito Craig Greenberg destacou o perigo representado pelo combustível presente na aeronave. Em declaração à emissora WLKY-TV, classificou o material como “extremamente preocupante”.
Avião em chamas leva autoridades a decretarem confinamento
As autoridades emitiram uma ordem de confinamento para toda a área ao norte do aeroporto, até o Rio Ohio. A medida visa a proteger os moradores de possíveis novos focos de incêndio ou explosões.
O Aeroporto Internacional de Louisville está localizado a cerca de dez minutos do centro da cidade, que faz divisa com o Estado de Indiana. A região concentra bairros residenciais, museus e um parque aquático.
Imagens captadas por moradores e emissoras locais mostram uma densa coluna de fumaça se espalhando sobre o estacionamento do aeroporto. Caminhões dos bombeiros tentavam conter as chamas no momento da transmissão. O avião envolvido no acidente era um McDonnell Douglas MD-11, fabricado em 1991.