O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta segunda-feira (10) que forças americanas realizaram bombardeios contra duas embarcações supostamente ligadas ao tráfico de drogas no Oceano Pacífico. Seis pessoas morreram na ofensiva em águas internacionais, de acordo com Hegseth.
– Nossa inteligência sabia que essas embarcações estavam associadas ao contrabando de narcóticos ilícitos, transportavam narcóticos e transitavam por uma rota de narcotráfico conhecida – disse Hegseth em uma postagem na rede social X, que incluía um vídeo dos barcos sendo atingidos.
O secretário de Defesa acrescentou que os bombardeios ocorreram neste domingo (9). Desde setembro, os Estados Unidos explodiram 17 barcos na região e mais de 70 pessoas foram mortas. As operações fazem parte de uma estratégia do governo Trump de combate ao narcotráfico que se concentra no Mar do Caribe.
– Como já dissemos antes, os ataques a embarcações de narco-terroristas continuarão até queo envenenamento do povo americano pare – apontou Hegseth nas redes sociais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem justificado os ataques apontando que os Estados Unidos estão em “conflito armado” com os cartéis de drogas. Hegseth e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tiveram uma reunião com um pequeno grupo de líderes congressistas na última quarta-feira (5) sobre a crescente campanha militar.
null
Nos últimos meses, os Estados Unidos reuniram um grande contingente de navios de guerra, caças e aeronaves de vigilância na costa da Venezuela, em meio a uma campanha militar de Washington contra organizações criminosas transnacionais. Washington acusa o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o chamado Cartel de Soles, classificado como organização terrorista pelo governo Trump.
*Com informações AE