PSOL Pede Prisão de Alexandre Ramagem; entenda

Os Deputados federais do PSOL do Rio de Janeiro solicitaram nesta quinta-feira (19) que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a prisão do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), após a divulgação de imagens do parlamentar em Miami, nos Estados Unidos, pelo site PlatôBR.


O pedido foi assinado pelos deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone, que afirmam que Ramagem estaria fora do país. As fotos divulgadas mostram o parlamentar entrando em um condomínio em North Miami.

Durante a investigação relacionada à tentativa de golpe de Estado, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Ramagem não poderia deixar o país e que deveria entregar todos os passaportes, nacionais e estrangeiros. A ida aos Estados Unidos ocorre dentro desse contexto judicial, que ainda não tem informações públicas sobre a devolução ou retenção dos documentos.

No ofício enviado ao diretor-geral da Polícia FederalAndrei Rodrigues, os parlamentares do PSOL argumentaram que o deslocamento internacional poderia gerar risco de não cumprimento de eventual pena. Segundo a Câmara dos Deputados, Ramagem está atualmente de licença do mandato até 12 de dezembro, embora conste no sistema como “em exercício”. Seu passaporte diplomático permanece válido.

Ex-diretor da Abin no governo Bolsonaro, Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão no processo relacionado à tentativa de golpe. Ele recorre em liberdade. Na semana passada, a Primeira Turma do STF rejeitou recursos de outros réus do Núcleo 1 do caso, e as defesas ainda podem apresentar recursos antes do cumprimento das penas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *