Lula desembarca na África do Sul para participar do G20 no fim de semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul, onde participará da Cúpula de Líderes do G20 ao longo do fim de semana. Lula está acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.


Ainda nesta tarde, o presidente terá uma reunião bilateral com o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, em encontro reservado. No sábado (22), paralelamente ao início oficial da cúpula, Lula deve se reunir com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, após declarações recentes do alemão com tom crítico sobre Belém (PA), cidade que sediará a COP30.

sessão de abertura do G20 está marcada para as 10h deste sábado, e Lula deve ser o segundo líder a discursar. Os Estados Unidos, que tradicionalmente têm participação destacada na abertura, não enviaram representante para esta edição.

No domingo (23), o presidente brasileiro participa de uma reunião do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que ocorrerá devido à presença simultânea dos líderes dos três países na cúpula.

Temas em destaque

Entre os principais assuntos previstos para as discussões estão:


  • Combate à fome e à pobreza
  • Fortalecimento da cooperação Sul-Sul
  • Defesa do multilateralismo e do direito internacional

Estrutura e relevância do G20

Criado em 1999 após a crise financeira asiática, o G20 inicialmente reunia apenas ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais. A partir de 2008, com o agravamento das crises globais, o grupo passou a integrar chefes de Estado e de governo.

Atualmente, o G20 representa:

  • 85% do PIB mundial
  • 75% do comércio internacional
  • Cerca de dois terços da população global

O bloco é composto por 19 países — incluindo Brasil, Alemanha, China, Índia e Estados Unidos — além da União Europeia e da União Africana. As atividades do G20 são divididas em duas principais trilhas: a trilha sherpa, focada nas negociações políticas, e a trilha de finanças, coordenada pelos ministros da área econômica.

Em 2025, a África do Sul organizou séries de reuniões técnicas ao longo do ano para preparar o encontro de líderes. Na edição anterior, o G20 foi presidido pelo Brasil, e a cúpula ocorreu no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *