Inundações em países da Ásia deixam mais de mil mortos

As inundações que afetam a Indonésia, o Sri Lanka e a Tailândia, devido a um forte temporal de chuvas, deixaram até agora um total de pelo menos 1.114 mortos, segundo os dados atualizados desta segunda-feira (1°), com a ilha indonésia de Sumatra como a mais afetada até o momento.

Segundo o último balanço da Agência Nacional para a Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia, o número de mortos subiu para 604 nesta segunda, depois que foram confirmados outros 102 óbitos em um lapso de quatro horas.


Além disso, o total de desaparecidos caiu de 508 para 464, de acordo com a última atualização, enquanto se intensificam os trabalhos de busca e resgate nas províncias de Sumatra do Norte, Aceh e Sumatra Ocidental, as mais atingidas pelo mau tempo e onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.

O balanço da BNPB, publicado em seu site, cifrava em 2.600 o total de feridos e cerca de 570 mil o de evacuados, embora os números tenham sido atualizados várias vezes durante o dia.

As chuvas, que causaram o transbordamento de rios e deslizamentos de terra no arquipélago, afetaram 1,5 milhão de pessoas na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo, habitado por cerca de 280 mil cidadãos.

Testemunhos dos afetados relatam como casas e comércios foram arrasados pela cheia dos rios, obrigando famílias inteiras a improvisar refúgios junto aos poucos muros que ficaram de pé.

Apesar de as inundações, vinculadas às copiosas chuvas provocadas pela monção e por um ciclone tropical incomum que atingiu a ilha na semana passada, terem começado a ceder em algumas áreas, há pelo menos três subdistritos da província de Aceh, no norte de Sumatra, aos quais as equipes de resgate não conseguiram acessar.

A situação do desastre superou a capacidade de alguns governos locais que, juntamente com grupos civis, solicitaram ao governo a declaração de desastre nacional, algo que aconteceu em apenas três ocasiões nas últimas três décadas, incluindo a pandemia da Covid-19 e o tsunami do Oceano Índico em 2004.

À Indonésia soma-se a contagem de danos e vítimas da Tailândia, onde a água retrocedeu nos últimos dias, com um balanço atualizado nesta segunda de 176 mortos e perdas multimilionárias em várias províncias do sul.

Além disso, continua aumentando o número de afetados pelas inundações no Sri Lanka, onde as autoridades elevaram hoje para 334 o número de mortos confirmados, enquanto 337 pessoas continuam desaparecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *