China e Japão entram em confronto naval em meio a tensões

Na madrugada desta terça-feira (2/12), embarcações chinesas e japonesas entraram em confronto próximo a um grupo de ilhas, no Mar da China Oriental. Ambos os países apresentam versões diferentes do ocorrido. O confronto ocorre em meio às tensões diplomáticas entre China e Japão


As embarcações, segundo a mídia local japonesa, estavam armadas com metralhadoras. A Guarda Costeira do Japão informou ter interceptado dois navios chineses que se aproximavam de um barco de pesca.

A Guarda Costeira da China alegou que um barco de pesca japonês entrou ilegalmente nas águas das Ilhas Diaoyu, que Tóquio afirma serem as Ilhas Senkaku. A região é disputada por ambos os países.

A China argumenta que as ilhas fazem parte de seu território, enquanto o Japão administra o local. Segundo o jornal The Sankei Shimbun, este é o 29º dia consecutivo em que embarcações chinesas invadem as águas.

O porta-voz da Guarda Costeira Chinesa, Liu Dejun, declarou que a Ilha Diaoyu e as áreas adjacentes são território inerente à China, e ordenou que o Japão cessasse os atos de violação e provocação nessas águas. Ele reforçou que continuará realizando operações de fiscalização na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *