Alcolumbre Cancela Sabatina de Jorge Messias ao STF

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta terça-feira (2) o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).


A sabatina estava marcada para o dia 10 de dezembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida da votação no plenário. No entanto, o governo federal não enviou ao Senado a mensagem oficial de indicação, documento indispensável para que o processo tenha validade.

Alcolumbre criticou a falha do Executivo e classificou o episódio como “grave e sem precedentes”. Segundo ele, a ausência da mensagem impede o cumprimento do calendário estabelecido pela Casa.

“Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo”, declarou o presidente do Senado.

O senador também afirmou que manter a sabatina sem o envio formal da indicação poderia gerar questionamentos sobre a legalidade do processo.


“Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação — diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem —, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça determinam o cancelamento do calendário apresentado”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *