Confira quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Com os recentes anúncios das pré-candidaturas ao Palácio do Planalto em 2026 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-deputado federal Cabo Daciolo, o cenário da corrida presidencial de 2026 começa a ganhar forma. Nomes como dos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG) já tinham confirmado seus interesses na disputa, mas outros ainda são cogitados.


PRÉ-CANDIDATURAS CONFIRMADAS

Lula

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

O atual chefe do Executivo disse com todas as letras, no último dia 23 de outubro, que vai concorrer ao quarto mandato de presidente da República. A informação foi confirmada durante uma declaração conjunta à imprensa na Indonésia ao lado do presidente do país asiático, Prabowo Subianto. A fala ocorreu às vésperas do 80° aniversário do petista, que aconteceu no dia 27 de outubro.

– Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso, porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia – disse.


Flávio Bolsonaro

Senador Flávio Bolsonaro Foto: Pedro França/Agência Senado

No dia 5 de dezembro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou, em seu perfil na rede social X, que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República. O parlamentar afirmou que Bolsonaro deu a ele a missão de “dar continuidade ao nosso projeto de nação”.

– Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo. Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo – escreveu.

Romeu Zema

Romeu Zema lança pré-candidatura ao Palácio do Planalto Foto: Reprodução/YouTube Romeu Zema

O governador de Minas Gerais também já lançou seu nome na disputa presidencial. Em agosto deste ano, durante o Encontro Nacional do Partido Novo, em São Paulo, o gestor estadual disse que seu objetivo era “chegar a Brasília para varrer o PT do mapa”.

– Se deu pra deixar o estado mais leve em Minas, dá para fazer no Brasil. Existe um Brasil produtivo, moderno, competitivo e à espera de um governo sério. O Brasil que queremos é o que trabalha, arrisca, vence e dá orgulho. É com esse Brasil bravo que nós vamos chegar a Brasília, para varrer o PT do mapa – resumiu.

Eduardo Leite

Eduardo Leite Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador do Rio Grande do Sul confirmou sua pré-candidatura à Presidência em maio deste ano, durante entrevista após participar da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

– Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco este caminho, é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil – disse ele, na ocasião.

No entanto, o atual partido de Leite, o Partido Social Democrático (PSD) – ao qual ele se filiou também em maio deste ano -, ainda não tem a situação 100% definida para 2026, já que o governador do Paraná, Ratinho Júnior, é outro nome que tem sido cogitado.

Ronaldo Caiado

Ronaldo Caiado, governador de Goiás Foto: José Cruz/Agência Brasil

Filiado ao União Brasil, o governador de Goiás lançou sua pré-candidatura a presidente em abril deste ano, durante um evento realizado em Salvador, na Bahia. Na ocasião, estavam presentes políticos como ACM Neto e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Mesmo após alguns meses do anúncio, o político fez questão de reiterar, em uma entrevista no último dia 20 de outubro, que segue na disputa.

– Eu continuo candidato à presidência da República pelo União Brasil e, lógico, sabendo que o meu diálogo com todos os outros partidos é uma coisa normal na vida pública. Ninguém sai candidato a presidente, a governador ou prefeito em apenas um partido – apontou.

Cabo Daciolo

Cabo Daciolo no debate em 2018 Foto: Reprodução/TV Band

No último dia 22 de outubro, o ex-deputado federal declarou que é pré-candidato ao Planalto. Em seu perfil no Instagram, Daciolo confirmou a informação e postou um breve texto no qual disse que pretende “transformar a colônia brasileira em nação brasileira”, além de compartilhar versículos bíblicos do livro de Jeremias.

– “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Criador, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês” – escreveu Daciolo, com um trecho do capítulo 29 de Jeremias.

Renan Santos

Renan Santos, coordenador nacional do MBL Foto: Reprodução/YouTube MBL

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a criação do Missão, partido idealizado pelos integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), o nome de Renan Santos, um dos fundadores do grupo, passou a ser cogitado para concorrer ao cargo de presidente da República. No dia 5 de dezembro, logo após o senador Flávio Bolsonaro anunciar sua pré-candidatura, Renan deixou claro que também estará na disputa.

– Eu vou derrotar Flávio Bolsonaro, eu vou derrotar Lula e depois, na presidência, derrotarei o crime organizado e o centrão – declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *