Esquerdista contesta resultado das eleições de Honduras

Rixi Moncada, candidata à presidência de Honduras pelo esquerdista Partido Liberdade e Refundação (Libre), anunciou neste domingo, 7, que a sigla não reconhecerá o resultado das eleições gerais e convocou protestos para o próximo fim de semana. Na véspera, o Conselho Eleitoral Nacional (CNE) do país prorrogou o prazo de recontagem dos votos, entre o candidato do Nacional, Nasry Asfura, e Salvador Nasralla, do Partido Liberal.


Em coletiva, Moncada afirmou que “o Libre não reconhece as eleições realizadas sob a interferência e coerção de Donald Trump e da oligarquia aliada, que atacaram o povo com um golpe eleitoral”. Pouco antes da ida às urnas, o republicano alertou que poderia cortar a ajuda financeira a Honduras caso o candidato apoiado por ele, Asfura, não ganhasse a disputa. O líder americano também chamou Nasralla, de centro-direita, de “quase comunista”. Mais tarde, Trump acusou o órgão eleitoral de tentar “mudar” o resultado eleitoral.

A candidata — lançada pela presidente Xiomara Castro, impedida pela Constituição de buscar reeleição — também alegou que  o sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP) apresentou falhas graves, citando “inconsistências” em mais de 95% das folhas de apuração. Ela, que não deu mais detalhes, disse que as irregularidades impediram uma contagem transparente e expressou preocupação com a falta de atualizações no site oficial do CNE por dois dias. O órgão, por sua vez, atribuiu interrupções a “problemas técnicos”.

Além disso, Moncada alertou para um possível “golpe eleitoral” e salientou que “o partido Libre repudia qualquer funcionário público que ofereça seus serviços e anuncie sua disposição de cooperar em uma transição de governo com os inimigos do povo, os perpetradores deste golpe eleitoral em curso”. Ela também rejeitou a “narrativa imperial do comunismo”, no que parece ser uma crítica indireta aos comentários de Trump sobre Nasralla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *