Casa Branca apaga vídeo que retratava casal Obama como macacos

A Casa Branca retirou nesta sexta-feira (6) um vídeo meme publicado na rede social Truth Social do ex-presidente Donald Trump, que mostrava o ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, como macacos. A decisão ocorreu após o senador republicano Tim Scott (R-SC) chamar o conteúdo de “a coisa mais racista que já vi” e exigir sua remoção.


Inicialmente, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, defendeu a postagem, acusando críticos de promoverem uma “indignação falsa”. Pouco antes do meio-dia, no entanto, o vídeo foi removido. Um funcionário da Casa Branca informou que a publicação havia sido feita “por engano” e já havia sido retirada.

Scott, o republicano negro de mais alto escalão no Congresso, criticou a postagem diretamente em sua conta no X: “Rezo para que seja falsa, porque é a coisa mais racista que já vi nesta Casa Branca. O presidente deveria removê-la.”

O deputado Mike Lawler (R-NY) também classificou o post como ofensivo, afirmando que, independentemente de ser intencional ou um erro, “deveria ser deletado imediatamente com um pedido de desculpas”.

Outros críticos conservadores, como a ativista da Geórgia Debbie Dooley, declararam estar “horrorizados” com o vídeo. “Não sou fã dos Obamas, mas o designer gráfico que criou esse vídeo precisa ser demitido e proibido de trabalhar na Casa Branca”, escreveu no X.


Segundo Karoline Leavitt, o vídeo fazia parte de um meme maior, originalmente criado por uma conta anônima no X, que mostrava Trump como “Rei da Selva” e democratas como personagens do filme da Disney O Rei Leão. “Por favor, parem com a indignação falsa e reportem algo que realmente importa para o público americano”, disse a secretária em comunicado anterior.

O vídeo de aproximadamente um minuto, postado na quinta-feira (5), focava principalmente em acusações de fraude nas eleições de 2020, mas incluía imagens geradas por inteligência artificial retratando os Obamas como macacos, com a música The Lion Sleeps Tonight ao fundo.

Outros democratas também apareciam na versão original do meme: o presidente Joe Biden como chimpanzé, o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, como zebra, a vice-presidente Kamala Harris como tartaruga, e o governador de Illinois, JB Pritzker, como elefante. A crítica à postagem veio de diferentes setores, incluindo o escritório do governador da Califórnia, Gavin Newsom, que classificou o conteúdo como “comportamento repugnante do presidente” e pediu que todos os republicanos o denunciassem.

Trump admitiu, em entrevista à NBC News, que às vezes “retwitta” ou “retrutha” posts que não verifica antes, incluindo alegações sobre suposta manipulação de urnas por agentes estrangeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *