Nesta segunda-feira (16), o Partido Liberal (PL) publicou uma nota para criticar o desfile que, no domingo (15), homenageou o presidente Lula (PT) durante o carnaval do Rio de Janeiro. A sigla diz que a apresentação da escola de samba Acadêmicos de Niterói “materializou uma série de ilícitos eleitorais que merecem responsabilização pela Justiça Eleitoral”.
Um dos carros da agremiação também apresentou um palhaço atrás das grades, com roupa de presidiário e usando usando tornozeleira eletrônica danificada.
– O desfile da Acadêmicos de Niterói materializou uma série de ilícitos eleitorais que merecem responsabilização pela Justiça Eleitoral. Em vez de narrar uma história pessoal, como previamente alardeado, a escola, patrocinada com dinheiro público, promoveu verdadeiro discurso político de exaltação da imagem do pré-candidato Lula e de inaceitável ataque à imagem de Jair Bolsonaro, presente em diversas alas e alegorias da escola, em claro desvio de finalidade, com inequívoca conotação eleitoral e com a indevida construção da narrativa “bem x mal”, que sempre marcou as campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores – diz a nota do PL.
A legenda defende que o caso “desafia a jurisprudência” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
– Para além do financiamento público, agrava o quadro a informação veiculada pela imprensa credenciada de que a própria Presidência da República acionou empresários com contratos e interesses na administração federal, para que doassem dinheiro à escola. Há também a informação de que o próprio casal presidencial selecionou e convidou os artistas que desfilaram pela escola, numa demonstração perigosa de que todo o desfile foi, ao fim e ao cabo, conduzido pela própria máquina da Presidência da República, como instrumento de interferência na disputa eleitoral que se avizinha. O quadro é inédito, desafia a jurisprudência do TSE firmada em situações de menor gravidade e ensejará a adoção das providências cabíveis.
