A nova pesquisa Quaest em São Paulo, a última antes da eleição

A Quaest entra em campo na sexta-feira e no sábado para medir as intenções de voto à prefeitura de São Paulo. Será a última pesquisa do instituto antes da eleição de domingo que vem. O resultado será divulgado no próprio sábado, véspera da eleição.


Serão 2,4 mil eleitores entrevistados presencialmente. É o maior número de entrevistas feitas numa pesquisa pela Quaest até aqui — a pesquisa da semana passada contou com 1,8 mil entrevistados.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo a um custo de R$ 238,2 mil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Serão, portanto, duas pesquisas da Quaest nesta reta final (o Datafolha também fará duas pesquisas nesta semana).

Uma foi feita entre sexta-feira e ontem e será divulgada nesta segunda-feira. E a outra será essa da véspera da eleição, feita nos dois dias seguintes ao debate final entre os candidatos, que será realizado na noite de quinta-feira, na Globo.

Será uma pesquisa que poderá começar a responder algumas dúvidas que só as urnas eletrônicas vão tirar.

O questionário começará querendo saber se o entrevistado já escolheu em quem vai votar. Se a resposta for sim, será perguntado em quem. É uma pergunta importante: as respostas espontâneas apontando um candidato revelam, em geral, uma escolha que tende a não mudar até a eleição — mais ainda faltando uma semana para o dia do voto.

Logo depois, a Quaest questiona: “se a eleição fosse hoje, em qual desses candidatos votaria?”. E mostra a relação dos candidatos: Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), João Pimenta (PCO), Marina Helena (NOVO), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Ricardo Senese (UP) e Tabata Amaral (PSB).

Em seguida, a Quaest vai querer saber se essa escolha é “definitiva”.

*O Globo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x