A surpreendente história de Rachel Edri durante o sequestro por militantes do Hamas

Na cidade de Ofakim, próxima a Gaza, a tranquila vida de Rachel Edri, uma avó aposentada de 65 anos, foi abruptamente interrompida quando cinco militantes do Hamas invadiram sua casa. O dia 7 de outubro já havia testemunhado a violência desse grupo, que matou dezenas em sua comunidade no sul de Israel. No entanto, o que aconteceu na casa de Rachel Edri se tornaria uma história de coragem e compaixão surpreendentes.


Rachel Edri, ao invés de entrar em pânico, manteve a calma e usou seu instinto maternal. Ela ofereceu aos invasores chá e biscoitos, buscando acalmar suas tensões.

Um dos terroristas me disse: você lembra a minha mãe”, diz Rachel Edri.

“Eu disse a ele: ‘De fato eu sou como a sua mãe. Vou ajudar você. Vou cuidar de você. O que você precisa?'”

Assim, a avó aposentada de 65 anos serviu seus biscoitos típicos marroquinos para acalmar os cinco militantes do Hamas que invadiram a sua casa na cidade de Ofakim, perto de Gaza. Eles aceitaram sua oferta e, com o tempo, a atmosfera na sala se tornou mais serena. Conversando com eles, ela ganhou tempo para o resgate, enquanto seu marido também estava sob a mira de armas.


“Já eram quatro horas da tarde. Eu disse para mim mesma: ‘Nossa… eles precisam almoçar. Estou com medo – pessoas com fome perdem o controle'”, disse ela.

“Depois que beberam e comeram, eles ficaram muito mais calmos.”
Mas chá e biscoitos não foram tudo o que Edri ofereceu aos militantes que a mantiveram junto ao marido sob a mira de armas por quase vinte horas.

Ela cantou canções em árabe para os combatentes e, segundo ela, eles responderam com canções em hebraico.

“Comecei a conversar e, a certa altura, esqueci por um momento que eles eram terroristas”, disse Edri ao site de notícias israelense Ynet.

Essa atitude singular de Rachel Edri fez uma grande diferença. Após cerca de 17 horas, uma equipe da polícia israelense entrou na casa e, com um plano bem executado, eliminou os militantes a tiros. A casa estava danificada, mas Rachel e seu marido foram resgatados com vida.

A história dessa avó corajosa ultrapassou as fronteiras de Israel, tornando-se um símbolo de resiliência e compaixão em meio ao conflito. Rachel Edri teve a oportunidade de conhecer o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua visita a Israel, sendo agradecida por sua valentia ao defender o país de uma maneira inesperada: com chá, biscoitos e uma conversa tranquilizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x