Adriano Pires é indicado para substituir general Silva e Luna

O economista Adriano Pires foi indicado para ser o presidente da Petrobras. É o que informou o Ministério de Minas e Energia, na segunda-feira (28/03).

Em nota, a Pasta disse que participou da elaboração dos indicados do “acionista controlador”, ou seja, o governo federal, para compor o Conselho de Administração da petroleira. Silva e Luna ficou fora da lista.

A lista só terá efeito a partir da confirmação de uma assembleia geral da companhia, que está marcada para 13 de abril. Como o governo federal controla a empresa, as mudanças devem ser confirmadas.

“O Ministério de Minas e Energia (MME) participa que consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador (anexa) para compor o Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022.

A relação apresenta o Sr. Rodolfo Landim para o exercício da Presidência do Conselho de Administração e o Sr. Adriano Pires para o exercício da Presidência da Empresa.

O Governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”, disse a nota.

Presidente do Flamengo

O governo indicou para ser presidente do Conselho de Administração, o atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.  Hoje, o time tem o maior valor de mercado do Brasil, com um faturamento anual de R$ 950 milhões.

Landim é graduado em engenharia civil e possui diversas experiências como membro de Conselho de empresas e entidades, incluindo o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Os demais membros indicados são Sônia Villalobos, Luiz Henrique Caroli, Ruy Schneider, Márcio Weber, Eduardo Karrer e Carlos Eduardo Lessa Brandão.

Quem é Adriano José Pires Rodrigues

Adriano José Pires Rodrigues – Adriano José Pires Rodrigues é graduado em Economia, Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII, Mestrado em Planejamento Energético. É Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura – CBIE, coordenando projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural. Foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp. Atuou como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural.

*Com informações da Revista Oeste e do Ministério de Minas e Energia

Redação

Recent Posts

Empresa com processos no STF patrocinou evento que reuniu ministros em Londres

Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participaram, sem prestar contas, de um evento fechado…

14 minutos ago

Temporais no RS deixam 8 mortos e 21 desaparecidos

Dados atualizados na manhã desta quarta-feira (01) apontam que subiu para 8 o número confirmado…

30 minutos ago

Força Nacional prorroga presença no Rio de Janeiro pela terceira vez em 2024

Presença dos agentes é prorrogada pela terceira vez em 2024 a pedido do governo do…

52 minutos ago

TSE suspende julgamento de cassação contra Jorge Seif

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (30) complementar a produção de provas no recurso…

12 horas ago

Governo Lula se aproxima de Mourão para aprovar nova lei

Na semana passada, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, organizou um almoço no comando…

13 horas ago

STF marca para dia 10 de maio julgamento virtual sobre ação de Bolsonaro contra Janones

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 10 de maio o início do julgamento de…

14 horas ago