O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, amanheceu fechado nesta terça-feira (30) depois que um vazamento de óleo interditou a pista do terminal. O problema foi provocado por um veículo de serviço que fazia inspeção durante a madrugada e derramou óleo em uma parte da pista.
Sem condições de segurança, as operações foram suspensas logo no início da manhã. Até as 9h, o balanço apontava 42 voos cancelados, 12 atrasados e quatro transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão. No saguão do Santos Dumont, passageiros enfrentavam filas e aguardavam por informações de embarque.
Os efeitos do fechamento do terminal da capital fluminense se espalharam por outras cidades. Em Belo Horizonte (MG), um voo foi cancelado e dois tiveram atraso. Em Brasília (DF), dois voos com destino ao Rio não decolaram. Em Campinas (SP), pelo menos duas partidas foram suspensas. Já em São Paulo, a tradicional ponte aérea de Congonhas foi a mais impactada, com pelo menos 11 cancelamentos confirmados.
No telão do aeroporto carioca, dezenas de voos apareciam com status de “cancelado”. Imagens exibidas pela TV Globo mostraram também a chegada de equipes de manutenção, que trabalhavam na limpeza da pista para tentar normalizar as operações. Até por volta de 9h45, ainda não havia previsão de reabertura do terminal.