Em entrevista à rádio Itatiaia, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o “candidato natural” à Presidência da República nas eleições de 2026. Segundo ele, essa condição se estende também a prefeitos e governadores que buscam a reeleição.
Questionado sobre uma possível reedição da chapa com Lula, Alckmin avaliou que ainda é cedo para definições, mas destacou estar satisfeito com sua atuação à frente do Ministério do Desenvolvimento, cargo para o qual foi indicado pelo próprio presidente. “O candidato natural à Presidência da República é o presidente Lula. […] É cedo ainda [para definir a chapa com Lula], mas quero dizer que estou muito feliz fazendo o que estou fazendo”, afirmou.
Durante a entrevista, o vice-presidente também comentou sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro voltar a ser elegível. Alckmin minimizou a chance de um retorno competitivo do ex-presidente, lembrando que, mesmo no cargo e utilizando 3% do PIB durante a campanha de reeleição, Bolsonaro não conseguiu vencer as eleições. “Imagina fora do governo”, ironizou.
Alckmin aponta Lula como ‘candidato natural’ para 2026 e alfineta Bolsonaro em declaração
