Alcolumbre dá fôlego a Lula; entenda o que está por trás

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), cancelou a sessão conjunta que estava marcada para esta quinta-feira (16) e que teria como pauta a análise dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.


A decisão foi comunicada por meio de nota da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado Federal, que informou que o cancelamento atende a um pedido da Liderança do Governo no Congresso.

“O Presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, informa que a sessão conjunta do Congresso Nacional, convocada para esta quinta-feira, está cancelada. A decisão atende a uma solicitação da Liderança do Governo no Congresso”, diz o comunicado oficial.

A sessão seria marcada por pressão da bancada ruralista, que defende a derrubada dos vetos presidenciais. Lula vetou 63 dos quase 400 dispositivos do texto aprovado pelo Congresso.

Segundo o governo, os trechos barrados poderiam enfraquecer a legislação ambiental, reduzindo exigências de licenciamento e fiscalização em atividades potencialmente poluidoras.

Com o cancelamento, a votação dos vetos deve ser adiada para uma nova data ainda não definida. Nos bastidores, parlamentares ligados ao agronegócio avaliam que a decisão do governo foi uma manobra para ganhar tempo e tentar negociar com líderes do Congresso antes de uma possível derrota em plenário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *