O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), já definiu uma estratégia para suspender o mandato do senador Marcos do Val (Podemos). As informações são da coluna Painel, no jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, Alcolumbre deve seguir os mesmos que Arthur Lira (PP), em 2024. Em junho do ano passado, o então presidente da Câmara dos Deputados tem uma proposta aprovada pela Casa que prevê a suspensão de um parlamentar por briga. Segundo o texto da matéria, a Mesa Diretora pode propor a suspensão cautelar de um deputado.
Alcolumbre estuda adotar a mesma ação no Senado para evitar um esvaziamento do Conselho de Ética da Casa. O colegiado se reuniu apenas três vezes nos últimos cinco anos e atualmente não conta com um presidente.
A situação de Marcos Do Val é analisada por senadores desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou o uso de tornozeleira eletrônica. Há quem defenda que o parlamentar tenha o seu mandato suspenso pela Mesa Diretora.
Para driblar a suspensão, aliados sugeriram que Do Val peça licença médica até que Moraes relaxe as medidas cautelares impostas a ele.