O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se ausentou do desfile do 7 de Setembro em Brasília onde estava o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (7) para passar o feriado em Macapá, sua terra natal, na companhia de artistas. Em vídeos publicados no Instagram, é possível ver o chefe da Casa Legislativa em momentos de descontração com o comediante Tirulipa e com o cantor de forró Xand Avião.
Na ocasião, eles confraternizavam em uma pescaria. Os artistas estavam na cidade para participar da Expo Amapá, e aproveitaram o feriado. Em uma das gravações, Alcolumbre chega a aparecer dando açaí na boca de Tirulipa.
– Deu vontade aí, num (sic) deu? Tomando gagau na boquinha. Eu amo o açaí do Norte do nosso país – escreveu o humorista.
No mesmo dia, o presidente Lula participou do desfile em comemoração ao Dia da Independência acompanhado somente de um dos chefes dos outros Poderes da República: Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados.
Segundo o colunista do portal Metrópoles, Igor Gadelha, a ausência dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é justificada: a ideia era preservar a imagem dos magistrados nesta semana em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é julgado e afirma ser alvo de perseguição política e judicial.
Apesar de Alcolumbre não ter priorizado estar ao lado de Lula neste 7 de Setembro, aliados afirmaram que o presidente do Senado está firme na ideia de evitar a anistia e negociar um texto alternativo que exclua Bolsonaro e seus aliados políticos.