Na manhã desta terça-feira, 28, segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Pacífico da Rússia disparou um par de mísseis supersônicos contra um alvo simulado nas águas da costa do Japão. Os mísseis são capazes de destruir um navio em um alcance de até 120 quilômetros.
“Uma equipe de dois barcos de mísseis realizou um ataque conjunto de mísseis contra um escudo marítimo simulando um navio de guerra inimigo simulado”, disse o ministério em um post no Telegram.
O exercício militar ocorre uma semana depois que o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, fez uma visita surpresa à Ucrânia . No mesmo dia da visita, dois bombardeiros estratégicos russos, capazes de transportar armas nucleares, sobrevoaram as águas da costa japonesa.
Além disso, no início do mês a Rússia realizou exercícios no Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste, com um submarino atingindo um alvo terrestre a mais de 1.000 quilômetros de distância com um míssil de cruzeiro Kalibr.
Kishida já havia falado com força contra a invasão russa de seu vizinho, alertando no ano passado que “a Ucrânia hoje pode ser o leste da Ásia amanhã”.