Alerta do Inmet: chuvas intensas e ventos de até 100 km/h atingem várias regiões; saiba quais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (4) alertas de chuva intensa para diversas regiões do país, abrangendo estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A região Sul, por enquanto, não apresenta riscos de precipitações fortes.


O alerta é válido até às 8h desta sexta-feira (5) e prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a 60 a 100 km/h.

Estados em alerta vermelho

O alerta vermelho, que indica grande risco de alagamentos e deslizamentos, foi emitido para algumas regiões de:

  • Minas Gerais: Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
  • Espírito Santo: Região Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte.
  • Bahia: Região Sul.

Segundo o Inmet, nestas áreas há risco elevado de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em encostas. A orientação é permanecer em locais seguros, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e proteger pertences da água usando sacos plásticos.

Estados em alerta laranja

O alerta laranja, que indica perigos moderados, abrange partes de:


  • Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Roraima, Piauí, Maranhão, Amazonas e Distrito Federal.

Nessas regiões, há risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet recomenda não se abrigar sob árvores durante ventos fortesnão estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda e manter aparelhos elétricos desligados.

Previsões para dezembro

De acordo com o instituto, o mês de dezembro deve apresentar chuvas abaixo da média no Sul e volumes acima da média nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A variação reforça a importância de atenção às orientações de segurança nas áreas sob alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *