O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades para esta semana que devem atingir 12 Estados brasileiros. Os locais sob aviso de chuvas intensas são Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
No Norte, Sudeste e Centro-Oeste, a previsão indica chuvas de 20 mm/h a 30 mm/h, podendo atingir 50 mm por dia.
Regiões que abrangem os alertas de tempestades
No Rio Grande do Sul, os riscos são maiores, com até 100 mm de chuva por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h. Também no Sul, as chuvas se concentram no Paraná no final da semana.
Contudo, as áreas mais ameaçadas incluem vastas regiões de Goiás e Santa Catarina. Os dois Estados têm grande parte de seus territórios em estado de “perigo”, com previsão de ventos que podem alcançar 100 km/h e chuvas intensas, chegando a 60 mm por hora. Essas condições aumentam os riscos de quedas de árvores e cortes de energia elétrica.
Na Região Norte, o Amazonas verá as maiores chuvas, especialmente no oeste e no sul. Já o sul do Pará, Acre e Rondônia também terão grandes precipitações. O Centro-Oeste enfrenta instabilidade, mais frequente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com destaque para Mato Grosso do Sul.
Previsão para outras regiões
As precipitações já afetam algumas áreas do país, com destaque para os locais que enfrentam seca. No Sudeste, Triângulo Mineiro e sul de Minas são os locais mais atingidos, enquanto leste de Minas, norte fluminense e Espírito Santo devem ter chuvas leves.
No Nordeste, possibilidade de chuva ainda é rara, mas tem aumentado no sul do Maranhão e do Piauí, além do Oeste da Bahia. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) mantém alertas de risco “moderado” para deslizamentos na capital, Salvador. Embora os ventos não sejam tão intensos, a previsão é de chuvas significativas na região.
Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, por outro lado, terão uma semana ensolarada, com chuvas em algumas áreas isoladas.
São Paulo pode enfrentar novas tempestades e rajadas de ventos
Os novos alertas do Inmet mostram que o interior de São Paulo está em “perigo potencial” para chuvas fortes e ventos entre esta terça-feira, 15, e a quinta-feira 17.
No Estado, a ameaça de tempestades ainda persiste na porção norte/oeste, abrangendo Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Bauru. O Inmet prevê até o fim da quarta-feira 16 chuvas de 20 mm a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
Na capital paulista, que enfrentou uma forte tempestade, com ventos de até 100 km/h na sexta-feira passada, não há alertas para eventos climáticos severos no momento. Há previsão de chuvas apenas no sábado, com ventos “fracos a moderados”.