Alexandre de Moraes afirma que eleição de Trump não vai afetar atuação no STF

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos não influenciará sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes garantiu que a vitória de Trump não alterará sua postura em investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o empresário Elon Musk, ambos críticos do magistrado e aliados do 47º presidente dos Estados Unidos, que vai assumir o cargo em janeiro de 2025.

Aliados de Bolsonaro, entretanto, acreditam que a ascensão de Trump pode levar o Judiciário brasileiro a rever a inelegibilidade de Bolsonaro. Eles consideram que há um temor de prejudicar as relações com a administração Trump.


STF deve negar pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump

O STF deve negar o pedido de Bolsonaro para ir à posse de Donald Trump, no dia 20 de janeiro de 2025, nos Estados Unidos. A informação é da CNN Brasil.

O Supremo bloqueou o passaporte do ex-presidente por suposto envolvimento em um golpe de Estado, no fim de 2022. O Poder Judiciário vai manter o documento de Bolsonaro bloqueado enquanto investiga o caso.

Bolsonaro entregou o passaporte por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A Corte julgou necessária a ação para supostamente prevenir a fuga do ex-presidente para fora do país durante as investigações da Polícia Federal.

Moraes afirmou que o “desenrolar dos fatos demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados”. A PF pretende concluir a investigação ainda em 2024. Depois disso, o caso vai para o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O jurista vai decidir se haverá uma denúncia contra Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x