Alexandre de Moraes deixa TSE nesta segunda

Nesta segunda-feira, 3 de junho de 2024, a ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente da Corte Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia será realizada na sede do TSE às 19h, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente.


Cármen Lúcia, atualmente vice-presidente da Corte Eleitoral, substituirá o ministro Alexandre de Moraes, que conclui seu segundo biênio. O ministro Nunes Marques assumirá a vice-presidência na mesma data.

Ambos foram eleitos em 7 de maio. De acordo com a tradição, o ministro mais antigo da Corte assume a presidência. O mandato de Cármen Lúcia deve durar dois anos, até 2026. Na sessão de eleição, Moraes parabenizou a ministra e destacou sua “tranquilidade, felicidade e honra” ao passar o cargo para ela, elogiando-a como “exemplar” e “brilhante”.

Essa não é a primeira vez que Cármen Lúcia assume esse cargo. Ela já presidiu a Corte Eleitoral de abril de 2012 a novembro de 2013, tornando-se a 48ª presidente do TSE e a primeira mulher a ocupar essa posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *