Árabes apoiam plano de Trump para Gaza

Em comunicado conjunto, países árabes, do Oriente Médio e de outras regiões expressaram apoio ao plano de paz do governo Donald Trump para a Faixa de Gaza. O documento, assinado por Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Paquistão, Turquia, Catar e Egito, elogia os “esforços sinceros” de Washington para encerrar a guerra.

– Os ministros dos Negócios Estrangeiros [dos países árabes] saúdam a liderança do presidente Donald Trump e os seus esforços sinceros para acabar com a guerra em Gaza, e afirmam a sua confiança na sua capacidade de encontrar um caminho para a paz – disseram.


As nações também destacaram sua “prontidão para se envolverem de forma positiva e construtiva com os Estados Unidos e as partes no sentido de finalizar o acordo e garantir a sua implementação, de uma forma que assegure a paz, a segurança e a estabilidade para os povos da região”.

O plano apresentado pelos Estados Unidos inclui 22 pontos no total, entre eles que Gaza será uma zona livre de terrorismo e desradicalizada, de modo que não apresente ameaças para seus vizinhos. Também prevê a reconstrução da Faixa, o fim imediato da guerra, a libertação de reféns e prisioneiros, ajuda humanitária total e a criação de um governo transitório temporário feito por um comitê palestino tecnocrata e apolítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *