Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados, é cotado para ser nomeado ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas a ideia divide a base governista. A informação é da CNN Brasil.
Para alguns parlamentares petistas “raiz”, a indicação de Lira ao Executivo poderia prejudicar a relação com os eleitores do PT e de Lula.
Por outro lado, aliados do Governo Lula veem na nomeação uma oportunidade para consolidar uma base mais forte no Congresso. Esses membros defendem, ainda, a ampliação do número de ministérios para partidos do centrão, como o PP de Lira.
O PP já sinalizou que buscará mais espaço no governo em 2025, com o partido interessado nas pastas da Saúde ou da Agricultura, segundo a emissora.
A Saúde, historicamente cobiçada pelo centrão, enfrenta críticas ao desempenho da atual ministra, Nísia Trindade. Já a Agricultura está sob o comando de Carlos Fávaro (PSD-MT), aliado de Gilberto Kassab, e é muito bem avaliada por Lula.
Embora a movimentação já esteja em andamento, qualquer mudança no Executivo só deve ocorrer após as eleições no Legislativo, marcadas para o início de fevereiro.
- Ex-BBB é Alvo de Operação Policial por Engano em São Paulo
- Mendonça proíbe atuação nacional de bets autorizadas pela Loterj