O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a completar 2 anos de mandato e seu desempenho no cargo é avaliado positivamente por 27% dos eleitores, o menor índice desde o início de seu governo. Esse percentual refere-se aos que consideram seu trabalho “bom” ou “ótimo”, uma queda de 16 pontos percentuais em comparação com janeiro de 2023, quando essa taxa era de 43%.
Por outro lado, 33% dos entrevistados classificam sua gestão como “ruim” ou “péssima”, ligeiramente abaixo dos 35% registrados na posse, com os índices variando dentro da margem de erro (2 pontos percentuais) ao longo do mandato. O pico de desaprovação foi registrado em maio deste ano, quando chegou a 37%.
Além disso, 35% dos eleitores consideram o trabalho de Lula “regular”, enquanto 4% não souberam opinar.
Em relação à avaliação do governo, 48% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 45% a aprovam.
Os dados da última pesquisa do PoderData indicam que, apesar das promessas de “união e reconstrução”, o presidente não conseguiu superar a polarização política nem conquistar o eleitorado que não o apoiou nas eleições de 2022, quando foi eleito com 50,90% dos votos. Os números também revelam que Lula perdeu apoio dentro de sua base de eleitores.
- Arthur Lira dribla decisão de Flávio Dino; confira
- Milei chama Nicolás Maduro de ‘ditador criminoso’