Um avião da da Rússia, sancionado pelo governo dos Estados Unidos, chegou ao Brasil cercado de mistérios. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Brasília no domingo (10/8), por volta das 8h da manhã.
O avião Ilyushin IL-76, com matrícula RA-78765, pertence a empresa de carga russa Aviacon Zitotrans. Desde 2023, a companhia aérea é alvo de sanções da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC).
Segundo o governo norte-americano, a retaliação é uma resposta ao suposto transporte de material militar da Rússia para países como a Venezuela e nações da África — o que viola outras sanções aplicadas contra Moscou.
A aeronave, que costuma ser utilizada para fins militares e civis, decolou de Moscou, no último dia 5 de agosto, e passou pelo Azerbaijão, Argélia e Guiné, antes de pousar no Brasil.
De acordo com o Metrópoles, as características da aeronave, se tratar de um cargueiro. No entanto, até o momento, ainda não está claro qual o objetivo da chegada do Ilyushin IL-76 no Brasil.