Bahia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

O Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana anunciaram nesta sexta-feira (3) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.


Segundo a Sesab, o paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, na quinta-feira (2), e não resistiu, vindo a falecer na madrugada desta sexta-feira.

A secretaria informou que amostras biológicas serão coletadas e enviadas para análise laboratorial, cujo resultado deve sair em até sete dias, determinando se a causa da morte foi realmente intoxicação por metanol.

Na quinta-feira (2), a Sesab havia declarado que, até então, não havia registro de casos de intoxicação por metanol na Bahia. Como medida de precaução, a secretaria orientou unidades de saúde da rede privada e serviços de urgência e emergência da rede pública a manter atenção a sintomas compatíveis com intoxicação por metanol e notificar imediatamente qualquer caso suspeito.

O histórico do estado aponta dois surtos graves:


  • 1990 – Santo Amaro: 60 pessoas intoxicadas, com 16 óbitos confirmados.
  • 1999 – Nova Canaã e outros municípios: 300 pessoas intoxicadas, com 36 óbitos.

Segundo dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), entre os estados brasileiros, São Paulo concentra 53 registros, Pernambuco cinco e o Distrito Federal um.

As autoridades de saúde reforçam a importância da atenção aos sinais clínicos de intoxicação e do cumprimento dos protocolos de notificação para prevenir novos casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *