Baixa umidade gera alerta de perigo no centro do país; veja previsão

A semana começa com cenários climáticos contrastantes pelo país e alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades na Região Sul, chuvas intensas no Norte e baixa umidade na parte central do país, incluindo no Distrito Federal, onde a umidade relativa do ar pode chegar a apenas 12%.


No Sul, até as 10h desta segunda (15/9), há alerta amarelo vigente para tempestades, que cobre o interior dos três estados da região, principalmente o Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/dia, e ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h. Pode haver queda de granizo.

As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Norte Catarinense.

Chuvas intensas
Há também um alerta amarelo de chuvas intensas na região Norte, englobando todo o estado do Amazonas, Acre e Roraima, junto à parte de Rondônia e do Pará. Também está vigente até as 10h e com possibilidade de chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/dia, e ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h.

As áreas afetadas são: Ocidental do Tocantins, Vale do Acre, Sudeste Paraense, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Baixo Amazonas, Madeira-Guaporé, Sul de Roraima, Nordeste Mato-grossense, Vale do Juruá.

As orientações do Inmet são para, no caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Isso porque há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o instituto orienta evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Tempo seco
Nesta segunda-feira, há ainda um terceiro alerta amarelo de baixa umidade que engloba a região Centro-Oeste junto a partes de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba, também até as 10h. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O instituto orienta beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

De forma mais significativa, em parte da região Centro-Oeste, incluindo a capital Brasília, o alerta para baixa umidade está em um estágio acima, no nível laranja. Nesse caso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, e há risco de incêndios florestais e danos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.


Nesses locais, além das demais recomendações gerais para cenários de baixa umidade, o Inmet orienta evitar atividades físicas ao ar livre, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *