O Banco Master, adquirido pelo Banco de Brasília (BRB), contratou a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para representá-lo judicialmente. A informação foi revelada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A venda do Master ao BRB tem gerado polêmica, já que há dúvidas sobre a sustentabilidade financeira da instituição adquirida, enquanto o comprador é um banco público. Além disso, a contratação de Viviane Barci reforça questionamentos sobre as conexões políticas do Master.
Segundo O Globo, fontes do banco afirmam que Viviane atua em poucos processos para a instituição. O jornal identificou 30 ações no STF com seu nome, mas nenhuma relacionada diretamente ao Master.
Alexandre de Moraes já participou de eventos patrocinados pelo banco. Em 2023, esteve no *1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias*, realizado em Londres pelo Grupo Voto, patrocinado pelo Master, onde o fundador da instituição, Daniel Vorcaro, debateu com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Em 2022, o ministro compareceu a um jantar da *Brazil Conference*, em Nova York, promovido pelo Lide e também patrocinado pelo Master.
As conexões políticas da instituição se estendem a outras figuras influentes. O Master já contou com um comitê executivo formado por ex-presidentes do Banco Central e, segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, contratou em 2024 o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como consultor. Além disso, Augusto Lima, um dos sócios de Vorcaro, é casado com Flávia Peres (ex-Flávia Arruda), ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro.
Banco Master contratou esposa de Alexandre de Moraes enquanto negociava venda ao BRB
