Durante evento na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que o bloqueio de perfis de “três pessoas que moram fora” do Brasil é um “preço baixo” a se pagar pela proteção da democracia.
– Em tempos recentes, presenciamos uma onda de ataques às instituições, ao sistema eleitoral e especificamente ao Supremo Tribunal Federal. Algumas postagens, dezenas, e não milhares, que apoiavam o golpe ou eram criminosos foram removidos. Neste momento, há três perfis que foram banidos por decisão da Corte. São três pessoas que moram fora e que continuam postando porque não temos jurisdição extraterritorial – disse o ministro, na 11ª edição da conferência anual da ICON-S (International Society of Public Law).
O tema da palestra foi Ideias da História Constitucional Brasileira e seus Encruzilhamentos 2: 200 Anos de Constitucionalismo no Brasil e os Desafios Contemporâneos da Democracia e Mudanças Climáticas.
Segundo informações do Poder360, Barroso também disse que a República brasileira lida com “presenças autoritárias” desde o início e que vem vivendo seu mais longo período de estabilidade institucional.
No mesmo evento, proferiu uma indireta ao presidente Donald Trump, ironizando o lema Make America Great Again (Faça América Grande de Novo). Na ocasião, o ministro disse em inglês que “devemos fazer mentir ser errado de novo” (“we should make lying wrong again“).